domingo, 15 de abril de 2012

"Retour à Lisbonne” de Carlos K. de Brito (2008)

Não é vulgar autores portugueses escreverem numa língua que não seja a sua, mas por vezes tal situação acontece, como é o caso de “Retour à Lisbonne” de Carlos K. Debrito, escrito originalmente em francês.

O autor é natural de Braga, onde nasceu em 1952 e frequentou o Liceu Sá de Miranda. É licenciado pela Faculdade de Medicina de Lisboa, exerceu a sua profissão no Hospital Júlio de Matos entre 1984 e 1989, sendo actualmente médico psiquiatra em França.

“Retour à Lisbonne” é o primeiro romance de Carlos K. de Brito, editado em finais de 2008 pela Editora L’Harmattan de Paris.

“Retour à Lisbonne” constitui uma verdadeira deambulação europeia, uma especial procura de identidade. A descrição de cada passo é assim acompanhada pela reflexão intelectual e, sobretudo, pela dimensão afectiva que daí resulta.

Sinopse:

“De passagem por Lisboa, Xavier Martins revê, ao longo de um trajecto cuidadosamente escolhido, o seu passado. Tendo nascido na capital portuguesa bem antes de Abril de 1974, obrigado a exilar-se por causa do regime totalitário da época, revisita esta cidade que um dia foi a sua, com um olhar crítico e um coração sempre lusitano.

Xavier Martins mergulha rapidamente nas suas recordações mais íntimas. Uma viagem interior, uma ida e volta, que nos conduz singularmente através das ruas de Lisboa, Bruxelas e Paris.

Fonte: Nortebad (adaptado)

Sem comentários: