quarta-feira, 8 de junho de 2011

Thunderbirds Are Go" de Gerry e Sylvia Anderson (1966)

Thunderbirds foi uma série para televisão, de animação com marionetas (conhecida como Supermarionation), produzida entre 1965 e 1966 por Gerry e Sylvia Anderson.

O casal de produtores foi igualmente responsável pela produção de outras séries com marionetas como Joe 90, Capitão Escarlate, Stingray e Fireball XL-5.

Thunderbirds relata as missões de uma organização secreta de resgate internacional, formada pela família Tracy e alguns colaboradores.

Gerry e Sylvia Anderson possuíam uma casa de férias no Algarve (arrendada), tendo parte do planeamento e desenvolvimento inicial da série de TV sido efectuado em Albufeira, .


Em 1966 apostaram na adaptação da série para cinema. Cliff Richard e Bruce Welch (guitarrista dos The Shadows), que também possuíam casas no Algarve, onde eram quase vizinhos de Silvia e Gerry Anderson, foram convidados a participar no filme "Thunderbirds are go" como marionetas da Supermarionation.

Foi o primeiro filme com um sistema pioneiro conhecido por "Add-a-Vision", que possibilitava a incorporação, num filme de animação, de cenas rodadas num cenario real.


"Thunderbirds Are Go" foi rodado entre Março e Junho de 1966 e estreado em Dezembro. Diversas paisagens foram filmadas em Portugal, incluindo sequencias de lançamento de foguetes, tiros e um espaço de representação em miniatura da superfície marciana.

No entanto, (muitas) (d)as cenas foram consideradas insatisfatórias, tendo sido substituídas por um cenário pintado da autoria do produtor associado Reg Hill.

Foram igualmente registadas cenas de helicóptero a uma altitude de aproximadamente 5.000 metros nos Açores. Mas também essa cena foi substituida por uma versão rodada no AP Films Studios em Slough.

Fontes: answers.com / wikipedia / anosincriveisonline / Fullwiki / Tvsinopse / Fanderson

Sem comentários: