quarta-feira, 25 de maio de 2011

"Dança dos Diamantes" de Cliff Owen e Ronald Neame (1966)

"Dança dos Diamantes" ("A Man Could Get Killed"), com James Garner, Melina Mercouri (no papel de Aurora/Celeste da Costa), Sandra Dee e Tony Franciosa.

Baseado no livro "Diamonds For Danger" de David E. Walker, era um filme de espionagem com um toque "à Hitchcock":

"Um homem de negócios americano desloca-se a Lisboa, onde o confundem com um espião inglês que se julga transportar uma fortuna em diamantes. Começa então a ser perseguido por um bando de malandros, em busca de uma coisa que ele não tinha."



A banda sonora, da autoria do compositor Bert Kaempfert, incluiu a famosa música "Strangers In The Night" (Globo de Ouro para melhor canção original em 1967).


Rodagem em Portugal

Aeroporto de Lisboa
Setúbal
Portinho da Arrábida
Serra da Arrabida
Sesimbra

E ainda: Amadora, Estoril, Cascais, Sintra


Mais Imagens

Filmagens em Sesimbra - Depoimento de João Augusto Aldeia

Eu ainda recordo uma imagem das filmagens, no largo da Marinha, com uma enorme multidão de mirones a rodear a praça, mas não me lembro de ver nenhum actor conhecido. Sei que ocorreram algumas partes gagas, como a do João Catita, que repetiu não sei quantas vezes uma cena mínima, e julgo que o António Ratinho ainda serviu de intérprete em algumas situações.

Neste filme de 1966 também entraram Virgílio Teixeira (como Inspector Rodrigues), Óscar Acúrcio e Glória de Matos.

Fontes/Mais informaçoes: Sesimbra.blogspot / Memórias de Lisboa (skyscrapercity) / Imdb / wikipedia

Video: Youtube



2 comentários:

Anónimo disse...

Sou uma brasileira apaixonada por Portugal, mesmo sem ter possuído ainda o privilégio de pisar este chão amado! Parabéns pelo blog, rico em informações culturais; um belo acervo entre livros, filmes, novelas, etc.... Seguindo, e estarei frequentemente por aqui. Abraços!

J.C.Cardoso disse...

Esse filme passou no Brasil como "Passaporte para o perigo".
Infelizmente, a cópia dublada (na TV) soou meio ridícula na cena em que James Garner pede um tradutor pois não entende o que é dito.