quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Catherine Ribeiro, cantora lusodescendente

Conhecida como a "Nico francesa" ou a "Passionária vermelha", Catherine Ribeiro nasceu em Lyon, a 22 de Setembro de 1941, filha de pais portugueses, José, natural da Batalha e latoeiro, e Alcina, natural de Vila Franca de Xira.

Apesar das origens, Catherine não sabe sequer dizer bom-dia na língua de Camões.

A estreia artística dá-se no cinema, em 1963, logo com Jean-Luc Godard, no filme "Les Carabiniers", onde contracena com Patrice Moullet, futuro marido e parceiro, primeiro nos 2bis, depois nos Alpes.

Na música, a estreia foi curiosamente em Portugal, em 1964, para a etiqueta Estúdio ("Lorsque Le Bateau Viendra"), acompanhada pelos Sheiks, embora os próprios não se lembrem, o que é natural.

Catherine Ribeiro iniciou a sua carreira em 1964 em França, onde ainda hoje se mantém, sendo especialmente acarinhada pelo vigor e dramatismo que coloca nas versões que faz dos clássicos franceses, de Jacques Prévert, Édith Piaf, Léo Ferré, entre outros.

Em 1967, foi um dos 47 ídolos da chamada "foto do século", de Jean-Marie Pèrier, publicada na Salut Les Copains.


Nos anos 70, a revista Rock & Folk considerou Catherine Ribeiro uma das10 melhores vozes do mundo, ao lado de Janis Joplin, Joan Baez, Tina Turner e Aretha Franklin.

Fonte: ié-ié (adaptado)

Mais informações: wikipedia / site oficial


Na canção "Poéme non Épique Nº3" Catherine alude ao Portugal Salazarista

Sem comentários: