quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Alma açoreana em "Passionada" de Dan Ireland (2003)


"Passionada" é uma comédia romântica, realizada por Dan Ireland, cujo título resulta das palavras "Passion" e "Apaixonada".

A história envolve 3 gerações de mulheres de origem açoreana na comunidade pesqueira de New Bedford, Massachusetts (nos Estados Unidos da América).

A personagem principal é Celia Amonte (interpretada pela actriz Sofia Milos, de ascendência grega e italiana), uma luso-norte-americana, que está há anos de luto pela morte acidental do marido pescador.

Apesar de ser bela e jovem, ela resignou-se a trabalhar numa tecelagem, a cuidar da sogra idosa, Angelica, e da sua filha adolescente, a rebelde Vicky (Emmy Rossum).

Celia canta fado num restaurante aos fins-de-semana, encontrando na música o consolo para o sofrimento pela morte do marido.

A filha tenta encontrar-lhe um novo amor. Um "encontro às escuras" com um jogador de poker falido, Charles Beck (Jason Isaacs), é o começo de um novo romance.


Os principais aspectos que condimentam a história de "Passionada" são o fado, a culinária e o modo de vida da comunidade açoriana em particular e da cultura portuguesa.

Durante o filme, Sofia Milos faz play-black da voz da fadista Mísia, que participa na banda sonora com temas do seu CD "Paixões Diagonais".

A melancolia do fado e os recantos da velha cidade baleeira da costa Leste dos Estados Unidos são também aspectos retratados em "Passionada".

Fontes/Mais informações: Rosa Carvalho (adaptado) / Página Oficial de Sofia Milos / Diário Insular



Extracto de artigo do Portuguese Times

Outro bom indicativo [do crescente sucesso do Fado nos E.U.A.] foi o filme "Passionada" (2002), comédia romântica sobre uma viúva portuguesa que canta o fado num restaurante de New Bedford.

Video: Youtube

Imagens legendadas: C4pt0m3nt3

Sem comentários: