quinta-feira, 14 de outubro de 2010
Alma açoreana em "Passionada" de Dan Ireland (2003)
"Passionada" é uma comédia romântica, realizada por Dan Ireland, cujo título resulta das palavras "Passion" e "Apaixonada".
A história envolve 3 gerações de mulheres de origem açoreana na comunidade pesqueira de New Bedford, Massachusetts (nos Estados Unidos da América).
A personagem principal é Celia Amonte (interpretada pela actriz Sofia Milos, de ascendência grega e italiana), uma luso-norte-americana, que está há anos de luto pela morte acidental do marido pescador.
Apesar de ser bela e jovem, ela resignou-se a trabalhar numa tecelagem, a cuidar da sogra idosa, Angelica, e da sua filha adolescente, a rebelde Vicky (Emmy Rossum).
Celia canta fado num restaurante aos fins-de-semana, encontrando na música o consolo para o sofrimento pela morte do marido.
A filha tenta encontrar-lhe um novo amor. Um "encontro às escuras" com um jogador de poker falido, Charles Beck (Jason Isaacs), é o começo de um novo romance.
Os principais aspectos que condimentam a história de "Passionada" são o fado, a culinária e o modo de vida da comunidade açoriana em particular e da cultura portuguesa.
Durante o filme, Sofia Milos faz play-black da voz da fadista Mísia, que participa na banda sonora com temas do seu CD "Paixões Diagonais".
A melancolia do fado e os recantos da velha cidade baleeira da costa Leste dos Estados Unidos são também aspectos retratados em "Passionada".
Fontes/Mais informações: Rosa Carvalho (adaptado) / Página Oficial de Sofia Milos / Diário Insular
Extracto de artigo do Portuguese Times
Outro bom indicativo [do crescente sucesso do Fado nos E.U.A.] foi o filme "Passionada" (2002), comédia romântica sobre uma viúva portuguesa que canta o fado num restaurante de New Bedford.
Video: Youtube
Imagens legendadas: C4pt0m3nt3
Etiquetas:
2000s,
Açores,
Banda Sonora,
Cinema,
E.U.A.,
Emigração,
Fado,
Hollywood,
Pescadores
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário