terça-feira, 21 de setembro de 2010

“The ‘Gees” de Herman Melville (1856)

O famoso escritor Herman Melville publicou, anonimamente, em início de carreira, em Março de 1856, na Revista Harper’s New Monthly Magazine o pequeno conto (sketch) "The ‘Gees".

O insensível narrador começa por informar que a palavra ‘Gees é uma corruptela - usada pelos homens do mar - de 'Portuguese' (português). Trezentos anos antes, alguns portugueses condenados a prisão tinham sido utilizados para colonizar a Ilha do Fogo na Corte Nordeste de África, onde apenas habitavam negros.

Aparentemente este conto é uma crítica social a uma classe social, os mestiços da Ilha do Fogo, que pela sua ingenuidade eram recrutados como marinheiros a troco de pouco dinheiro, mas ao mesmo tempo - e de forma mais vincada - revela a desumanidade de alguns homens do mar.

Anti-Racismo

Este conto foi utilizado como uma sátira contra o preconceito racial, muito presente no Século XIX, funcionando os “’Gees” quase como uma metáfora dos Norte-americanos de origem africana e indígena.

Os navegadores e marinheiros norte-americanos gozavam, de certa forma, com a inteligência e apetite dos ‘”Gees”, mas aproveitavam-se deles para reforçar as suas tripulações.

Fontes: Louisproyect / A Herman Melville Encyclopedia de Robert L. Gale / Gavin Jones

Sem comentários: