terça-feira, 13 de julho de 2010

Fernando Pessoa e os Piratas do Tietê

A arte poética de Álvaro de Campos serviu de mote inicial a uma banda desenhada, da autoria do brasileiro Laerte, que ele intitulou "Piratas do Tietê - O Poeta - Com a participação de Fernando (em) Pessoa".

É bem conhecida a intensa admiração dos brasileiros pela poesia de Fernando Pessoa. Todavia, que um autor-artista de "Histórias em Quadrinhos", mais conhecido pela sua tendência humorística, tenha dedicado uma peça de figuração narrativa ao nosso poeta, isso é que talvez seja algo surpreendente, mesmo que ele tenha desenhado uma peça de humor delirante, autêntica lição de como utilizar inteligentemente o "nonsense".

Pirataria é Cultura

Todas as falas do personagem Fernando Pessoa são frases tiradas de poemas de Fernando Pessoa.

Por exemplo, na 1ª vinheta da 1ª prancha:

"(...) Não sou nada. Nunca serei nada. Não posso querer ser nada" - Álvaro de Campos - "Tabacaria";

3ª vinheta, 1ª prancha: "(...) Eu nem sequer sou poeta: vejo./ Se o que escrevo tem valor, não sou eu que o tenho:/ O valor está ali nos meus versos (...)" Alberto Caeiro - "A espantosa realidade das coisas"; (...)

Eis um bom exercício para todos os admiradores do poeta: localizarem os poemas e respectivos heterónimos, na análise de cada legenda de cada balão, ao longo das vinhetas que compõem as 12 pranchas desta invulgar peça de BD baseada em excertos (extraordinários) de poemas.

Fontes/Mais informações: Geraldes Lins (adaptado)


O Poeta (em "O Regresso dos Piratas do Tietê")

Laerte coloca Fernando Pessoa declamando suas poesias às margens do Tietê, nossa versão poluída do Tejo.

Os Piratas não suportam essa "boiolice" e tentam acabar com o poeta de todas as maneiras possíveis, mas ele sempre acaba escapando de algum jeito mirabolante. Destaque para todas as falas de Fernando Pessoa, que foram tiradas de seus poemas e casam perfeitamente com a trama.

"O Poeta” é a prova que a poesia pode ter mais força do que as armas dos piratas.

Fontes: Por um punhado de imagens / Universo HQ

Sem comentários: