quinta-feira, 22 de julho de 2010

"E a Pessoa de Fernando Ignorou África ?" de João Craveirinha (2005)

Normalmente os artistas plásticos inspiram-se em obras literárias. João Craveirinha, neste Livro para Teatro, inspirou -se numa pintura sua em tela, de 1.20m x 90cm, feita em 1990 / 91 e exposta pela primeira em 1992, na Galeria da SPA, Sociedade Portuguesa de Autores em Lisboa.

O tema deste LIVRO (e Pintura), está relacionado com o facto do poeta luso, FERNANDO PESSOA, ter vivido na África do Sul, mais concretamente em Durban – Natal e nunca ter transparecido esse aspecto nas suas memórias de adolescente, em terras do antigo Império Zulo de Shaka a Cet-shuaio, passando por Dingane, antigos soberanos da orgulhosa e temida estirpe dos filhos do céu – Izulo – como a si próprios se intitulavam.

Outra personagem principal no Livro, é a consciência colectiva de África, simbolizada pelo espírito azul de uma Princesa suázi / ronga, rodeada de bailado esotérico. Imagens em cadeia vão passando pelo imaginário da Peça Teatral desde Bartolomeu Dias ao Estado Novo e à 2ª Grande Guerra Mundial, passando pelo 5º Império das Descobertas Portuguesas, à Globalização dos nossos dias, sem esquecer Nelson Mandela, Patriarca Africano da Fraternidade Universal.

Fonte: macua.blogs.com

Sem comentários: