quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Ramón "El Portugués", lenda da música cigana

Ramón Suárez Salazar nasceu em Mérida, Badajoz (na região da Extremadura que faz fronteira com Portugal), em 1948, tendo adoptado o apelido "El Portugués".

Ramón El Portugués é um mestre em tangos (um estilo flamenco que não tem relação com o tango argentino) e jaleos, exemplos de cantos de Extremadura, tendo começado aos 12 anos com o seu tio, o famoso cantor Porrina.

Desde então, fez uma carreira errática, porque em algumas fases da sua vida se comportou de uma certa forma imprevisível, mas Ramon é merecedor de um reconhecimento superior ao que lhe tem sido dado. Felizmente, parece ter atingido um grau de serenidade mental e maturidade artística que pode ser muito benéfica para ele e para a sua arte.

Tem 3 discos, embora os dois primeiros estejam perdidos, "foram gravados para a Phillips, mas de momento não se encontram no mercado" e um terceiro disco, "Gitanos de la Plaza", que é conhecido por todos os apreciadores do género. Estando igualmente a preparar um novo álbum.

Tangos Portugueses

Os ciganos tem uma pátria comum, a música ... por isso é habitual que os ciganos portugueses cantem tangos extremenhos, ou seja tangos misturados com coplas em Português, ou que os ciganos extremenhos cantem tangos portugueses, que são tangos extremenhos em língua portuguesa. Porrina foi possivelmente o primeiro a gravar tangos e Fado Português.

Fontes: Rafael Manjavacas / Zambra / Tiendacoche / Deflamengo / Hoy

Videos: "Tangos Portugueses" de Ramon El Portugues / Excerto de documentário (Tangos portugueses em Vila Viçosa)

1 comentário:

Anónimo disse...

Paco de Lucia (Francisco Sánchez Gomez) é filho de mãe portuguesa, Lucia, natural de Montinho, aldeia próxima de Castro Marim, no Algarve, que dá título a um dos seus álbuns.