segunda-feira, 26 de outubro de 2009

"Dionisio" de Händel ou uma ópera que nunca veio a ser

"Dionisio Re di Portogallo" é o título do libreto de Antonio Salvi (escrito em 1707 e posto em música por Giacomo Antonio Perti) que esteve na origem de uma das óperas menos conhecidas de Handel (na imagem): "Sosarme, Re di Media", estreada em Londres em 1732.

A meio da composição da obra, possivelmente por razões políticas, Handel viu-se obrigado a transportar a acção (que evocava os conflitos familiares entre D. Dinis, o seu filho herdeiro, D. Afonso IV, e o seu filho bastardo D. Afonso Sanches) da Coimbra medieval para o Médio Oriente.

Libreto original

Händel começou por escrever um "Fernando, re di Castiglia" (com os mesmos personagens históricos), o qual, a cerca de 2/3 da composição (de que existe manuscrito autógrafo), foi alterado no título e no tempo histórico para Sosarme (passado na Ásia Menor da Antiguidade), título pelo qual a obra é conhecida.

A acção situava-se em Portugal: D. Fernando (Rei de Castela) e Elvida (filha de D.Dinis, Rei de Portugal) eram as personagens principais, que viam o seu casamento adiado pela verdadeira guerra civil gerada pela revolta do Infante Afonso (futuro Rei D. Afonso IV).

Fontes: Opera em Portugal / wikipedia1 / cult blogs

Mais informações (1)

1 comentário:

esser disse...

Dionisio, Re di Portogallo foi apresentado, em 2005, no Teatro Nacional de São Carlos.

http://www.saocarlos.pt/gca/?id=471

Handel não somente alterou os nomes como também, dada a premência, anulou algumas belíssimas passagens de música.

Decidimos repor o cenário original em Coimbra, reintegrando algumas das passagens musicais da versão original e, obviamente, os nomes artísticos. Assim, uma das mais importantes óperas, cuja acção se desenrola em Portugal, será apresentada na sua versão original pela primeira vez.

Texto de Alan Curtis