sexta-feira, 18 de setembro de 2009

U2 em Portugal (2004)

Sessões fotográficas em Portugal

A Praia Grande, perto de Sintra, e a zona da Expo foram locais visitados pela comitiva de cerca de vinte pessoas que inclui os quatro irlandeses - Bono, The Edge, Adam Clayton e Larry Mullen - e dois seguranças. O restaurante Bica do Sapato e a discoteca Lux foram também locais por onde a comitiva passou.

O objectivo da curta estadia é realizar sessões fotográficas que irão servir de suporte a toda a operação de promoção do próximo álbum dos U2, a editar no Verão e, eventualmente, à capa do mesmo. A escolha de Lisboa foi uma opção do holandês Anton Corbijn e foi preparada há algum tempo.

Anton Corbijn & U2

(...) está também a ser preparado um livro de fotografias de Anton Corbijn sobre os U2, que provavelmente incluirá algumas das fotografias que agora está a trabalhar em Lisboa.

A colaboração entre fotógrafo e U2 é longa. Conhecidas para sempre ficaram as fotografias ao grupo no deserto do Nevada na altura do álbum "The Joshua Tree" (1987).

Capa, Video alternativo e Calendário

Os U2 estiveram antes em Lisboa e arredores (Sintra e Barreiro) a fotografar o calendário 2005 e na bagagem levaram ainda a capa do álbum, "How To Dismantle An Atomic Bomb" e um vídeo gravado em Lisboa. O lisbon vídeo ilustra a remix de Jacknife Lee para o tema Vertigo, que foi a música escolhida para lançar a “Bomba”.

Ligação: Video / Piscina da Praia Grande

Muito se tem questionado sobre o local onde foi tirada a fotografia que faz capa do cd dos U2. Pois bem, vendo com atenção o video do remix "Vertigo" filmado em Lisboa, pode-se reparar num bar abandonado chamado Concha Bar, onde as paredes em vidro (portas ou janelas talvez) são parecidas com as que servem de cenário à capa.

Fontes: Público (Victor Belanciano) / U2only / u2.pt

1 comentário:

Blogger disse...

Durutti Column

http://www.cdgo.com/artigoDetalhe.php?idArtigo=2981012