quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Letra de "Yesterday" dos The Beatles foi escrita em Portugal

A letra de "Yesterday", uma das mais emblemáticas canções de Paul McCartney e dos Beatles, foi escrita em Portugal, dentro de um carro, no trajecto de cinco horas, por estradas más, na altura, entre Lisboa e Faro.

Foi o próprio McCartney que o confessou no livro "Yesterday And Today", editado em 1995 nos 30 anos da canção.

Composto a dormir

Com mais de 2.500 versões diferentes, um recorde do "Guinness", e mais de sete milhões de passagens na rádio norte-americana, outro recorde sem precedentes, "Yesterday", que tem apenas dois minutos de duração, foi composto (melodia) a dormir.

Num dia de 1963, no início da carreira dos Beatles, Paul McCartney, 21 anos, acordou de manhã com a melodia na cabeça e sentou-se imediatamente ao piano a tocá-la, dando-lhe o título provisório, mas pouco romântico, de "Scrambled Eggs (Oh My Baby How I Love Your Legs)".

"Quando trauteava a canção com que tinha sonhado, a mãe de Jane entrou na sala e perguntou se alguém queria ovos mexidos ("scrambled eggs").

"A melodia saiu-me tão bem que julguei que estava a copiar alguém, a fazer algum plágio inadvertido. Andei meses a ver se alguém conhecia a canção", conta Paul McCartney. (...)

Em férias em Portugal

O título da canção foi definitivamente fixado em Portugal, a 27 de Maio de 1965, quando Paul McCartney veio duas semanas de férias, com Jane Asher, para casa de Bruce Welch, dos Shadows, em Albufeira (Algarve).

Nesse dia, Paul McCartney voou de Londres para Lisboa (Faro, no Algarve, não tinha ainda aeroporto) e no carro alugado com motorista, a caminho de Albufeira, escreveu a letra de "Yesterday" ao passar pelo rio Mira.

"Sempre detestei perder tempo e a viagem era muito longa", justifica assim Paul McCartney a inspiração para a letra.

Estrelas pop inglesas

Nos anos 60, Albufeira era ainda uma pacata aldeia piscatória onde estrelas pop como Cliff Richard, Frank Ifield e Bruce Welch (The Shadows), entre outros, tinham casas. Acima de tudo podiam deleitar-se sem ser reconhecidos. Foram aliás os britânicos - e sobretudo os músicos pop - que deram a conhecer Albufeira ao Mundo.

Em casa de Bruce Welch

Ao chegar a Albufeira, a casa de Bruce Welch, guitarra-ritmo dos Shadows, onde permaneceria de férias, McCartney pediu de urgência uma guitarra.

"Já estava a fazer as malas para me ir embora de Portugal quando Paul me perguntou se eu não tinha uma guitarra", conta Bruce Welch.

Bruce emprestou-lhe uma Martin 0018, de 1959, e McCartney dedilhou, com a guitarra virada ao contrário por ser canhoto, e cantou pela primeira vez "Yesterday", com a letra escrita no carro e que se conhece hoje. (...)

Fontes: LPA: "Beatles em Portugal", Beatles Brasil, Guedelhudos (adaptado, incluindo subtítulos)

1 comentário:

vilsi disse...

PEDINTE DE LISBOA INSPIRA CANÇÃO

Um pedinte anónimo de Lisboa foi a inspiração de uma das mais belas canções do novo álbum dos Stereophonics, "Just Enough Education To Perform", já disponível nas lojas portuguesas.

Trata-se da canção "Lying In The Sun", a segunda do alinhamento do disco.

É o próprio autor da canção, Kelly Jones, voz e guitarra, que explica a sua génese nas notas do álbum: "A melodia da guitarra surgiu em Agosto de 1999, enquanto esperava em casa por um táxi. A letra já a tinha escrito em Sitges, Espanha, depois de ter visto um pedinte na rua em Portugal. Foi uma das coisas mais tristes que jamais vi. O taxi chegou enquanto juntava letra e música, por isso acabei a canção á noite".

Os Stereophonics estiveram em Lisboa em Julho de 1999, onde participaram no Festival T99 que se realizou no Estádio Nacional nos dias 16, 17 e 18.

A banda de Kelly Jones tocou no dia 18, juntamente com os Garbage, Swell, Zucchero e Repórter Estrábico.


Netparque 2001-04-13 12:08