sexta-feira, 3 de abril de 2009

"Infantas de Portugal, Rainhas em Espanha" de Marsilio Cassoti (2007)

Enquanto estudava a história de Castela, Marsilio Cassoti constatou que onze das rainhas espanholas tinham origem portuguesa, sendo a nacionalidade com o maior número de rainhas.

O autor

Marsilio Cassotti estudou Ciências Políticas e Relações Internacionais na Universidade Católica de Buenos Aires e Línguas no Instituto Católico de Paris.

Durante vários anos, foi director de uma colecção de História pertencente a uma importante editora de Barcelona, e é autor de estudos fundamentais sobre mulheres como a princesa Éboli, esposa do português Rui Gomes da Silva, membro da casa da imperatriz Isabel de Portugal; a "Excelente Senhora"; a duquesa de Alba, mecenas de Goya; e a rainha Maria Luísa de Parma, avó da infanta Maria Isabel de Bragança. É igualmente autor de "D. Teresa - A Primeira Rainha de Portugal" (2008).

Sinopse:

Entre 1165 e 1816, onze infantas de Portugal foram rainhas de Espanha. A primeira, a infanta Urraca, filha de Afonso Henriques, que com o seu casamento contribuiu para a independência de Portugal, mas que, apesar de a boa relação com o seu marido e de o nascimento de um herdeiro, teve de se separar por ordem do Papa.

A infanta Maria, que ajudou o seu marido a vencer a batalha do Salado, se bem que este mantivesse uma relação adúltera, com a qual nem Santa Isabel de Portugal, avó da infanta conseguiu acabar.

A infanta Beatriz, que por ambição de sua mãe, Leonor Teles, foi o motivo da batalha de Aljubarrota.

A infanta Joana, irmã de Afonso V, que se viu obrigada a casar com um príncipe supostamente homossexual, sendo a "Excelente Senhora" fruto deste casamento.

Ou as mães lusitanas de Isabel, a Católica e Filipe II de Espanha, que ao educar os seus filhos num ambiente tão português, levaram-nos a ambicionarem a conquista do reino materno.

Chegando a Maria Isabel de Bragança, a quem se deve a fundação do Museu do Prado e que viveu amargurada pelo desprezo do marido, acabando por morrer vítima de uma cesariana ordenada pelo rei.

Porquê o interesse nestas mulheres ?

Em trabalhos anteriores ocupei-me da formação e consolidação da monarquia espanhola. Começando com a história do princípio de Castela, dei-me conta de que muitas das rainhas espanholas eram portuguesas. Era a maior nacionalidade a chegar ao trono além da espanhola.

Onze mulheres portuguesas foram rainhas em Espanha. A importância real e política que tiveram não estava compensada com o que conhecíamos delas. Em Portugal conhece-se muito pouco. Em Espanha algumas foram muito importantes e os espanhóis sabem que eram portuguesas.

Quais são as que destaca ?

Isabel de Portugal, era neta de João I de Avis e neta do Duque de Bragança e mãe de Isabel, A Católica, a rainha mais importante de Espanha.

Outra, a imperatriz, também Isabel, filha de D. Manuel I, que se casa com Carlos V, imperador e rei de Espanha mãe de Filipe, que será Filipe II de Espanha (Filipe I de Portugal).

O costume era que as rainhas entregassem os seus filhos para criar às damas da nobreza. Voltavam a casa da rainha aos sete anos e começavam a instrução com um aio. Estas duas mulheres, pelo seu carácter, tiveram os seus filhos com elas até serem adolescentes. Eram muito portuguesas no seu modo de ser.

Fontes: Isabel Lucas (DN) / Forum

Sem comentários: