"O Meu Rico Português" foi uma telenovela brasileira exibida pela Rede Tupi de Televisão no horário das 19 horas, de 17 de Fevereiro a 20 de Setembro de 1975 (189 capítulos). Foi escrita e realizada por Geraldo Vietri (autor de "Antônio Maria), com supervisão de Carlos Zara.
A telenovela foi um dos grandes sucessos de
audiência da TV Tupi nos anos 70, roubando em São Paulo boa parte do
público que havia passado para a TV Globo, já que no estado paulista, a
novela global dessa época, “Cuca Legal” foi um fiasco em termos de
audiência.
A novela reuniu Jonas Mello como Severo Salgado e Márcia Maria como
Walquíria vivendo o par central, e a química entre os dois foi tão
grande que eles se transformariam no casal central de mais duas novelas
de Vietri nessa década, no mesmo horário.
Sinopse
Severo Salgado Salles, recém chegado de Portugal, colabora com Rudolph Wolfgang, proprietário da Imobiliária Germânia. Através dos negócios da imobiliária trava amizade com a milionária Veridiana Pires Camargo, que considera que os seus parentes são uns parasitas que vivem às suas custas.
Severo mostra-lhe inicialmente que ela age mal ao sustentar os seus herdeiros oportunistas, mas é com a ajuda de Severo que ela vai descobrindo algumas qualidades ocultas nos parentes.
Ao mesmo tempo Severo desperta paixões, uma delas é Walquíria (Márcia Maria), filha de Veridiana, que está noiva do mau carácter Ricardo e, a princípio, detesta Severo. Mas, por ironia, o português apaixona-se por ela.
Geraldo Vietri e as comparações a "Antônio Maria"
Geraldo Vietri já havia conquistado o público do horário das 19h da TV Tupi com “Vitória Bonelli”, dois anos antes, mas foi em fevereiro de 1975, ao estrear “Meu Rico Português”, mais uma homenagem à grande colónia portuguesa que vivia no Brasil, que ele se firmou como o grande autor desse horário na emissora.
Embora muitos analistas e críticos de TV tenham dito que a novela foi uma adaptação mais moderna de “Antônio Maria”, outro grande sucesso do autor na emissora nos anos 60, o próprio Vietri sempre defendeu que os personagens principais das duas histórias eram muito diferentes e que “Meu Rico Português” tinha uma carga dramática muito mais forte, além de um núcleo cómico muito mais acentuado.
Curiosidades
O actor Jonas Mello treinava seu sotaque português ouvindo discos com poesias de Fernando Pessoa e frequentando assiduamente a colónia portuguesa na sede da Portuguesa de Desportos, em São Paulo.
Amália Rodrigues fez uma participação especial na novela nos seus últimos capítulos, quando Severo e Walquíria vão ouvir Amália a uma casa de fados, aumentando ainda mais a audiência do folhetim.
Video: "Fado português"
Banda sonora
O tema de abertura era uma versão instrumental de "E Depois do Adeus" (que vencera o festival da RTP em 1974 e servira de senha para o 25 de Abril) por Luiz Arruda Paes e Orquestra e o tema de encerramento era a versão de Sebastião Manuel do mesmo tema.
A banda sonora internacional incluia outros temas portugueses, como "Ó Tempo Volta Pra Trás" (popularizado em Portugal por António Mourão) na versão de Rosa Maria Morais (tema de Gertrude), "Foi Deus" interpretado por Sebastião Manuel (tema de Rudolf e família) e "Canoas do Tejo" recriado por Manuel Taveira (tema de Loreta).
Fontes: wikipedia / astros em revista / cartão de visita / teledramaturgia / teletema / blog dedicado à tv tupi
Sem comentários:
Enviar um comentário