sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Milva grava "La filanda (É ou não é)" (1971)



Milva (nome artístico de Maria Ilva Biolcati) é uma famosa cantora e actriz italiana nascida em 1939.

Em 1971 publicou o seu maior sucesso discográfico, "La filanda", com letra de Vito Pallavicini, que é versão do tema "É ou não É" da autoria de Alberto Janes e imortalizado por Amália.

Mário Martins, colaborador da Valentim de Carvalho (editora de Amália), foi o responsável pela cedência dos direitos da canção durante o MIDEM.

O tema, incluído no seu álbum "La filanda e altre storie", arrecadou o prémio "gondola d'oro" em Veneza no ano de 1972.

Videos: Milva, grupo Pandemonio (2002)



(...) com um repertório prestigioso e uma carreira notável, se formos averiguar qual o seu maior sucesso popular, teremos uma surpresa. É que não foi nenhuma das interpretações excepcionais que Milva deixou gravada, que suscitou o maior entusiasmo do público, foi uma canção bem popular, que todos conhecemos muitíssimo bem.

Pois é verdade. foi exactamente este o seu maior êxito de vendas: Um simpático e bem humorado fado, no estilo habitual de Alberto Janes, chamado "É OU NÂO É", originalmente criado por Amália Rodrigues, mas que no resto da Europa, devido a esta recriação de Milva ficou conhecido por "LA FILANDA".  

Fonte: In Senso


Alberto Janes

Alberto Janes foi um senhor farmacêutico que um dia, no inicio dos anos cinquenta, apareceu timidamente em casa de Amália, com umas partituras debaixo do braço... disse que tinha "umas coisas", que achava que eram boas para que a fadista cantasse.

Quem rodeava a fadista, teve opinião negativa acerca de Alberto Janes. Era um desconhecido, a musica dele não "dava" para Amália cantar, etc.

Contudo, Amália, com o seu "olho clínico", a sua sensibilidade, contrariou essas opiniões e gravou o "Foi Deus". Seguiram-se outros tantos trechos, o célebre "Vou dar de beber à dor", o "É ou não é", o "Il mare é amico mio",o "Caldeirada", que , tal como Amália vaticinara, eram sucessos em qualquer parte do mundo.

E pensar que ninguém dava nada por Alberto Janes...

Fonte: zzuzinha (adaptado)

Letra (portuguesa)

É ou não é
Que o trabalho dignifica
É assim que nos explica
O rifão que nunca falha?
É ou não é
Que disto, toda a verdade,
Que só por dignidade
No mundo, ninguém trabalha!

Letra (italiana)

Cos'è, cos'è
che fa andare le filanda
è chiara la faccenda
son quelle come me

E c'è, e c'è
che ci lascio sul telaio
le lacrime del guaio
di aver amato te

1 comentário:

Anónimo disse...

Gosto muito do seu blog, obrigada pela visita. Agora o seu link fica no meu site! Luisa Notarangelo (Italia)