sexta-feira, 22 de agosto de 2008

"Tango to Evora" de Loreena McKennitt (1991)

Loreena McKennitt é uma cantora de música celta, nascida em 1957 no Canadá.

"The Visit", o seu quarto álbum, foi o primeiro a merecer edição em Portugal, tal se devendo principalmente às referências à cidade de Évora e à vila de Azeitão, patentes nas fotografias da capa e do saco interior do disco e ainda num tema musical dedicado à cidade alentejana ("Tango to Evora").

"The Visit" é uma obra povoada de inspirações e de questões que sobrevivem da cultura celta, concretizadas com um gosto e uma expressividade notáveis. Como diz a intérprete na capa do disco, os Celtas professavam na sua época o respeito por todas as formas de vida que nós estamos em vias de reaprender. "The Visit" é um excelente contributo para esta reaprendizagem.

Fontes: Wikipedia, TV Guia (Pedro Pyrrait)

Video: "Tango to Evora"



As fotografias que aparecem no álbum foram tiradas numa Quinta do século XVI, actualmente a funcionar como turismo rural("Quinta das Torres" em Azeitão), onde Loreena Mckennit e Elisabeth Feryn (fotógrafa) permaneceram durante uma semana. Na estalagem havia várias laranjeiras. O espírito do local fez-lhe lembrar a tapeçaria do Unicórnio exposta em Nova Iorque no "Cloisters". As tapeçarias e a estalagem possuíam uma significativa iconografia pré-Cristã descrevendo o mistério da vida e o cíclico fim das estações.

("The tapestries and the lodge are both rich with earthy, pre-Christian iconography – depicting the mysterious life and death cycle of the seasons")

Fonte: "The Visit"

Quinta das Torres

À sombra dos castanheiros que ladeiam a alameda de acesso à casa principal corre uma ligeira aragem. Por entre o silêncio só se ouve o resmalhar das folhas das árvores e uns pássaros que chilreiam. Um cocker spaniel castanho e branco ladra mantendo-se afastado. O resto é tão tranquilo quanto a canção "Courtyard Lullaby", de inspiração celta, que a irlandesa Loreena McKennit dedicou à Estalagem Quinta das Torres, situada em Azeitão, a apenas 26 quilómetros de Lisboa, em plena Península de Setúbal, à entrada do Parque Natural da Serra da Arrábida.

Fonte: Rotas e Destinos

5 comentários:

Anónimo disse...

no video está escrito "Tango go Evora". Era interessante uma etiqueta que agrupasse fotografias tiradas em Portugal como aconteceu também com os Roxy Music e U2, ec...

Blogger disse...

Roxy music

http://www.superseventies.com/ac26countrylife.html

http://jackcrager.com/assets/PDF/BestAlbumCovers.pdf

On a break from recording Country Life, Bryan Ferry went on holiday to Portugal with the fashion designer Anthony Price and photographer Eric Boman (so he could have peace to write lyrics). At a local bar they met two Germans,

Bandleader Brian Ferry met two
beauties at a bar on holiday in
Portugal, and he asked Eric Boman
to photograph them in a garden. “We
thought it would be nothing but a
holiday snap,” recalled Evaline
Seeling (left). “We shopped for sexy underwear.” Many stores banned
the record; an alternate cover
appeared with only the hedge.

Unknown disse...

Como obter a letra deste tango?

Blogger disse...

Obrigado pelo comentário. O tema não é instrumental, mas não tem letra :)

https://www.youtube.com/watch?v=vEC7wcNlvhM

Unknown disse...

Sou fã de Lorena.
Eu, no meu anonimato, gosto de cantar essa linda canção, acompanhada do meu amigo violão. Transportei para lá menor para adequá-la ao meu tom.:)