quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Jay Kay (Jamiroquai) filho de membro do Conjunto Mistério


Surge o nome Jamiroquai e logo nos lembramos da mítica história relacionada com a paternidade do vocalista do grupo britânico, Jay Kay. Desde sempre a banda ficou conhecida pelo carácter irreverente do seu líder. Uma colecção interminável de chapéus e de carros de luxo são os prazeres a que se dá Jay Kay. Mas em Portugal tudo isso é suplantado pela história que envolve o pai biológico do cantor.

Durante os anos 60 Luís Waddington, músico português, passou por Inglaterra, onde conheceu a cantora de jazz Karen Kay. Envolveram-se e desse relacionamento nasceu Jason Kay, em 1969, em Manchester. Mas o músico, que pertenceu ao Conjunto Mistério, banda que esteve na génese do Quarteto 1111, veio para Portugal e só em 2003 é que conheceu o seu filho, quando os Jamiroquai foram um dos cabeças de cartaz do Festival Sudoeste.

Em 1993 o grupo britânico estreia-se com "Emergency on Planet Earth" e imediatamente o sucesso bateu-lhes à porta. E não se pense que tal tenha acontecido apenas na Inglaterra. Toda a Europa se deixou levar por um híbrido de sonoridades próprias da música de dança, com raízes na música negra, e Portugal não foi excepção. Durante anos os êxitos da banda foram adquirindo uma popularidade crescente no nosso país, mas concertos nada, surgindo assim o rumor que Jay Kay se recusava a actuar em Portugal, país de origem do seu pai, que esteve ausente durante largos anos da sua vida.

Todavia em 2002 os Jamiroquai estrearam-se em Portugal, num concerto no Pavilhão Atlântico. O burburinho envolvendo Jay Kay e Luís Waddington intensifica-se mas nem tal levou a que os dois se conhecessem. Só no ano seguinte é que o encontro foi possível. Mas, em declarações ao "This Is London", o cantor não mostrou um especial entusiasmo quanto ao sucedido. "Acho que a mulher dele e os seus colegas um dia lembraram-se e disseram 'aquele cantor chama-se Kay e é meio-português por isso deve ser teu filho'", terá afirmado o músico.

Fonte: DN

Colaboração: LPA

3 comentários:

Anónimo disse...

Alguém sabe se o JK toca algum instrumento?! Não acho isso em lugar nenhum!

atn disse...

http://www.dn.pt/gente/

especial DN com 24 lusodescendentes (ou emigrantes) de sucesso.

Phillipe Ramon disse...

cara, eu acho que ele sabe tocar. pois ele tem muita criatividade musical... sem querer desmerecer o restante da banda, que modestia parte é um banda para ninguém colocar defeito. Diferente das nossas bandas patrocinadas pela globo, RESTART, CINE e outras frescuradas.