sexta-feira, 4 de julho de 2008

"Folklore" de Nelly Furtado (2003)


"Era Verão e estava nos Açores a passar férias na pequena aldeia onde os meus pais nasceram", recorda Nelly. "Estava a observar uma paisagem muito rural, num caminho íngreme que subia por uma colina acima. Foi então que vi um velhote a descer a colina, com um ancinho ao ombro. Vinha com umas galochas, calças de trabalho e uma t-shirt da Coca-Cola. Vi-o e pensei: ‘Isto é o meu álbum!'".


Foi assim que surgiu, o título do segundo álbum de originais da luso-descendente Nelly Furtado: "Folklore".

Férias nos Açores

"Folklore", o seu segundo disco de originais, encontra-se cimentado nas suas origens portuguesas, na vivência dos emigrantes no Canadá, e foi também inspirado por umas férias que Nelly Furtado passou nos Açores: "estava em casa da minha avó, que fica numa colina. A casa tem um terraço onde ela tinha a roupa secar e também muitas fotografias, que estavam em cima de uma mesa. Parecia que toda a casa estava cá fora, no terraço. De repente, começou a chuviscar. Do terraço vê-se o mar, lá em baixo... É uma paisagem lindíssima. E, subitamente, enquanto observava este cenário, passou alguém de carro, com o rádio num volume altíssimo, a ouvir techno!" esta seria mais uma situação passível de ser descrita como "Folklore". Neste disco, tudo se reveste de opostos: feliz/triste, folk/hip-hop, irracional/lógico...

A palavra "Folklore"

Nelly lembra que “Folklore” é uma palavra «mágica e mística», que se prende com a «crença na origem das coisas. Trata-se da história das pessoas, basicamente. Toda a gente, em todo o lado, tem o seu folclore. Pode ser leve, pode ser denso. E não tem de vir do passado. As coscuvilhices sobre as celebridades são folclore moderno», argumenta a cantora, que no teledisco do primeiro single para “Folklore”, ‘Powerless (Say What You Want)', surge entre mulheres trajadas de minhota e madeirense.

Video: "Powerless"

Fontes: Universal, Onde Estás


Sem comentários: