quarta-feira, 7 de maio de 2008

Portugal no rock galego (Espanha, 1984/1985)


Até aos anos 80, houve aquém-Minho um rancor que se foi dissolvendo graças a visões frívolas de grupos de rock de Vigo, como Siniestro Total, com o álbum “Menos mal que nos queda Portugal” (2015), ou Os Resentidos, que proclamavam “Vigo, capital Lisboa” (2014).

Essas duas afirmações, proclamadas com inconsciência, tinham por fundo o despertar da consciência da Galiza como nação e, por mor desse despertar, o olhar invejoso em relação a Portugal. Portugal país era visto naquela altura como o que a Galiza poderia ter sido, tivéssemos nós [galegos] a nossa Aljubarrota contra Castela.
(...)
Assim, quando uma parte dos galegos começou a ver-se como cidadãos de uma nação sem Estado, encontrou em Portugal essa nação que eles poderiam ser. Isso conduziu a que na actualidade haja grande interesse na Galiza pelo português (...)

Fonte: "Siamesas Separadas", texto de Santiago Jaureguizar (adaptado)


Ao contrário dos grupos mais comerciais da movida viguesa (Golpes Bajos, Siniestro Total, Semen-Up), os Resentidos cantavam em galego e faziam uma música sem pretensões comerciais. Em todo o caso, estão a milhas de um alinhamento com o folk. Embora utilizem múltiplas das suas referências, fazem-no em favor de uma estética punk.

É uma pós-modernidade ácida, nihilista e iconoclasta. Sob este ponto de vista, a capa e o título do primeiro álbum são elucidativos. A atitude que a imagem de Portugal desperta entre os espanhóis é resultante de um misto de ignorância e desdém (felizmente, cada vez menos...). Na rivalidade entre A Coruña e Vigo, as duas maiores cidades galegas, os habitantes da primeira apodam os vigueses, depreciativamente, como... portugueses. Em parte por isso, num alarde provocatório, Reixa, que, diga-se, parece saber muito mais de nós que a generalidade dos espanhóis (galegos incluídos), confecciona uma imagem e um título impensáveis (O nosso galo de Barcelos diz tanto à opinião pública espanhola como um qualquer tótem de uma perdida ilha dos mares do sul...) Depois, é certo, o conteúdo só marginalmente corresponde ao invólucro.

Fonte: Perro Callejero


1 comentário:

ogelag disse...

http://folkloregalego.blogspot.com/search/label/Menos%20Mal%20que%20nos%20queda%20Portugal


http://folkloregalego.blogspot.com/search/label/Onde%20Galicia%20%C3%A9%20Portugal