sexta-feira, 16 de maio de 2008

"Lisbon" de Ray Milland (1956)


Ray Milland realizou e interpretou, em 1956, “Lisbon”, um policial de aventuras, à volta de um bando de traficantes de armas que passam pelo Tejo.

O filme conta igualmente com interpretações de Maureen O'Hara, Claude Rains, Yvonne Furneaux e inclusivé de Duarte de Almeida (pseudónimo de João Bénard da Costa que, apesar de não ser creditado, está indicado no imdb).


O argumento foi adaptado de um conto de Martin Rackin. Aparentemente, a Paramount Pictures comprou os direitos da história em 1951, contudo o filme abordava a temática da Guerra Fria, pelo que havia receios sobre qual seria a melhor forma de lidar com uma história que envolvia a Cortina de Ferro.

A Paramount acabou por vender os direitos para Republic Pictures e Herbert J. Yates contratou Ray Milland para seu segundo trabalho como realizador.




O filme foi editado em video na década de 90 com o lema "After Casablanca they all came to... Lisbon". 

Opinião de Adriano Miranda-Franca (adaptado)

"Lisboa" é o segundo trabalho de Ray Milland como realizador (ele também interpreta o papel principal, o capitão Robert John Evans ). Trata-se de um eficiente thriller rodado em Lisboa, com a belíssima Maureen O´Hara como Sylvia Merrill, a esposa do multi-milionário Lloyd Merrill (Percy Marmont) que contrata os serviços de um grande contrabandista grego, Aristides Mavros (Claude Rains, brilhante) para resgatar o marido, sequestrado por comunistas.

O capitão Evans entra na jogada como o intermediário, responsável por transportar o milionário, sem saber que sua esposa não deseja que o marido seja resgatado com vida! 


Produção B modesta, mas extremamente charmosa, e que conta ainda com a deslumbrante Yvonne Furneaux como Maria Maddalena, "secretária" de Mavros que se apaixona pelo capitão. 

Milland saiu-se muito bem na realização do filme e, como sempre, seu carisma de actor é imbatível. 

Passeios turísticos por Lisboa e os extras falando em português são um charme à parte nessa produção da Republic digna do bom gosto dos verdadeiros cinéfilos.


Rodagem em Portugal

"Lisboa" foi integralmente produzido em Portugal, sendo o primeiro filme a  revelar ao mundo as primeiras filmagens a cores de Lisboa, Sintra e Cascais. Para os interiores, a produção utilizou as instalações da Tobis.


Os exteriores incluíram locais emblemáticos como a Torre de Belém, a Praça do Comércio, o Castelo de São Jorge e o Mosteiro dos Jerónimos. Fora da capital, foram filmadas cenas numa praia de Cascais e no miradouro do Palácio de Seteais, em Sintra.

Humberto Madeira é uma das presenças portuguesas, ao lado de Anita Guerreiro que também canta “Lisboa Antiga:



Banda sonora


A banda sonora incluía a versão instrumental de "Lisboa Antiga", assinada por Nelson Riddle, que foi nº 1 no top dos Estados Unidos da América. 

Fontes: 100 anos cinema (publicação TV Guia) / wikipedia / Adriano Miranda-Franca / Museu do Fado

Imagens do filme: C4pt0m3nt3 / Olx




3 comentários:

Adriano Miranda-Franca-SP disse...

LISBOA ( Lisbon / 1956 ) é o segundo trabalho de Ray Milland na direção ( ele também interpreta o papel principal, o capitão Robert John Evans ). Um eficiente thriller , rodado em Lisboa, com a belíssima Maureen O´Hara como Sylvia Merrill, a esposa do multi-milionário Lloyd Merrill ( Percy Marmont ) que contrata os serviços de um grande contrabandista grego, Aristides Mavros ( Claude Rains, brilhante )para resgatar o marido, sequestrado por comunistas.O capitão Evans entra na jogada como o intermediário, responsável por transportar o milionário, sem saber que sua esposa não deseja que o marido seja resgatado com vida! Produção B modesta, mas charmosa ao extremo, que conta ainda com a deslumbrante Yvonne Furneaux como Maria Maddalena, "secretária " de Mavros que se apaixona pelo capitão. Milland se saiu muito bem na direção e, como sempre, seu carisma de ator é imbatível. Passeios turísticos por Lisboa e os extras falando em português são um charme à parte nessa produção da Republic digna do bom gosto dos verdadeiros cinéfilos.
( Adriano Miranda-Franca-SP )

Blogger disse...

http://www.lisboavintage.com/2013/02/epoca-douro-lisbon-1956/

Blogger disse...

http://memorialdafama.com/cinemania/L/Lisboa.html