quarta-feira, 7 de maio de 2008

"Carta de Lisboa" de Miguelanxo Prado e Eric Sarner

Um dos nomes maiores da BD europeia, o galego Miguelanxo Prado, publicou em 1998, “Carta de Lisboa” (“Une Lettre Trouvée à Lisbonne”, no original), um livro de ilustrações sobre a cidade de Lisboa, complementando com um texto do escritor e jornalista francês Eric Sarner.


Diga-se, desde já, que “Carta de Lisboa” não pretende ser uma abordagem profunda da cidade, feita através do texto de Sarner e das ilustrações de Prado. A ideia era, precisamente, utilizar impressões “alheias” (e adquiridas independentemente) para construir uma espécie de geografia urbana mítica. E, ao conduzirem-nos pelas ruas e símbolos da cidade, os autores conseguem construir um belo retrato daquilo que é, para eles, a cidade de Lisboa. Da grandeza dos grandes monumentos, aos pequenos recantos dos bairros populares, do rio-mar às colinas, do Marquês de Pombal ao 25 de Abril, as palavras de Sarner e os desenhos de Prado conseguem retirar pequenos significados, sinais para a interpretação de um mundo vivo e complexo.

Claro que os autores, embora nunca caiam na tentação “turístico-folclórica”, não deixam de utilizar iconografia óbvia (era inevitável?), à qual pouco acrescentam (era possível?). Se calhar é mesmo difícil definir Lisboa sem falar de Pessoa e fado...

Fonte: JL, João Ramalho Santos

1 comentário:

OF disse...

http://tantas-e-variadas-coisas.blogspot.com/2007/11/postais-emoldurados-aguarelas-de-lisboa.html