quinta-feira, 6 de março de 2008

“Nazaré” – peça radiofónica de Katharina Franck (2007)

“Nazaré - não a terra, mas a mulher”, uma peça radiofónica encomendada pela Bayern 2 Rádio, é transformada pela sua autora Katharina Franck juntamente com o músico Nuno Rebelo numa performance ao vivo aclamada, um tributo a Portugal de grande intensidade narrativa.” (Christian Deutschmann. Frankfurter Allgemeine Zeitung, 27 de Abril 2007).

Este espectáculo será apresentado em Portugal durante o mês de Abril de 2008 (em Lisboa, Viseu, Fundão).


"Fui convidada para escrever sobre a importância da Rádio. Lembrei-me do 25 de Abril 1974. Eu tinha 10 anos e vivia em Lisboa. Com uma visão muito pessoal desse momento histórico, quero afirmar que as nossas vidas pessoais, os nossos anseios e paixões, podem fazer parte da História.

Ficcionei parte da vida da Nazaré, que, à época, era a nossa empregada doméstica. Uma mulher portuguesa forte, independente e culta.

Não é uma reflexão politicamente correcta acerca da revolução, Não sou nem jornalista nem especialista em assuntos de política. Tenho questões pessoais com Portugal e com os portugueses. Escrevi um relato apaixonado sobre este país e o seu povo, ainda que se possa pensar o contrário no início do texto.

A descrição da sociedade portuguesa da época é baseada nos relatos dos meus pais e num livro de Kurt Meyer Clason – então director do Goethe Institut. Vi documentários sobre o Portugal pré e pós-revolucionário nos inestimáveis DVDs publicados pelo Expresso. Citações de Sophia de Mello Breyner Andresen, António Lobo Antunes e Herberto Hélder marcam clivagens na vida de Nazaré.

Quis para o texto uma música especial. Nuno Rebelo não só é um amigo desde esses anos de adolescência, é também um dos poucos músicos experimentais de cujo trabalho gosto verdadeiramente. O seu som é quente e cheio, cheio de significado também, sempre lúdico e profundamente artístico, sem se tornar pretensiosamente intelectual. Mal fala alemão, mas compreendeu imediatamente o significado e o meu estilo de narrativa, intuitivamente

Fonte: Página Oficial

Sem comentários: