terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

No Sul de Portugal em "Enjoy the Silence" dos Depeche Mode (1990)

Anton Corbijn, célebre fotografo e realizador de video-clips (U2, Joy Divison, Depeche Mode) teve a ideia de retratar Dave Gahan, vocalista dos Depeche Mode, como um rei que percorria cenários desertos e silenciosos enquanto carregava uma cadeira e comia uma banana.

Mas como explicar essa ideia a alguém que julgava ter composto a melhor canção da sua vida. A ideia era simples – podemos ser felizes sem dinheiro e em qualquer local. Os Depeche Mode aceitaram a ideia, tendo o video sido rodado (sem banana) em Balmoral (Escócia), Portugal e Alpes Suíços.


O vídeo é uma alternância de imagens da banda, a preto e branco, com cenas que mostram o vocalista David Gahan disfarçado de rei (com coroa e manto de arminho) e com uma cadeira desdobrável debaixo do braço.

O personagem passeia por diversas paisagens, em busca do silêncio, incluindo as planícies do Alentejo e praias do Algarve, até encontrar a paz num cenário montanhoso, coberto de neve.


Comentário do grupo sobre o videoclip "Consideramos este vídeo como o melhor que Anton fez connosco, foi gravado em uma semana o que é pouco comum para um vídeo (...)Para nós parecia muito difícil sobreviver à gravação mas o resultado é impressionante". Como resultado de tanto empenho o clip foi o vencedor de um Video Music Awards em 1990.




Fontes: wikipedia / autobahn

Video: Youtube

Sem comentários: