sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Étienne Daho, "Saudade" (1991)


Étienne Daho é um famoso cantor francês cuja carreira remonta à década de '80.

Em plena "Dahomania" lança um dos seus álbuns mais famosos "Paris Ailleurs", donde foi retirado o single “Saudade”, inspirado pelo seu "amor" por Portugal.

No site francês da FNAC é referido que "Paris Ailleurs" é um "disco maduro, sensual e muito pessoal" e que "o jovem cantor nascido na New Wave se tornava neste disco um artista de envergadura com canções que iriam marcar uma geração".




Curiosamente existe uma página não oficial dedicada ao artista com o nome saudade



Link: http://saudadelesite.free.fr/

Letra

En ce mai de fous messages
J'ai un rendez-vous dans l'air
Inattendu et clair
Déjà je pars à ta découverte
Ville bonne et offerte
C'est l'attrait du danger
Qui me mène à ce lieu
C'est d'instinct
Qu'tu me cherches et approches
Je sens que c'est toi

C'est à l'aube que se ferment
Tes prunelles marina
Sous quel meridien se caresser
Dans mes bras te cacher
Dans ces ruelles fantômes
Ou sur cette terrasse
Où s'écrase un soleil
Tu m'enseignes
Le langage des yeux
Je reste sans voix

Les nuits au loin tu cherches l'ombre
Comment ris-tu avec les autres
Parfois aussi je m'abandonne
Mais au matin les dauphins se meurent
De saudade...

Où mène ce tourbillon
Cette valse d'avions
Aller au bout de toi et de moi
Vaincre la peur du vide
Les ruptures d'équilibre
Si tes larmes se mèlent
Aux pluies de novembre
Et que je dois en périr
Je sombrerai avec joie

De saudade...

Mais informações (audio)

(1) David Ferreira a contar: " saudade, nas línguas do mundo: Etienne Daho"| 20 Out, 2014

A certa altura, o cantor refere ruelas fantasmagóricas, uma esplanada onde o sol esmaga.

(2) INA: "Etienne DAHO : sa fascination pour le Portugal, les Etat Unis et la Corse" | 25 Abril, 1992  (entre o 1º e o 3º  minutos)
Quando o entrevistador lhe pergunta se esse fascínio teve origem em filmes como "Dans la ville blanche," o cantor diz que não, que é uma cidade que mexe consigo e que está fascinado por Alfama e pela "boutê de la vie" que caracteriza a cidade.


Sem comentários: