quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Tyler Bowe, um actor luso-americano em "Murphy Brown" e "The West Wing"


Victor Nuno Botelho nasceu em Ponta Delgada, tendo emigrado aos dez anos para Fall River nos Estados Unidos da América.

Quando Victor teve de escolher um nome para a carreira lembrou-se de um miúdo que conhecera de nome Tyler, enquanto que Bowe vem do apelido Botelho.

Formou, com um grupo de amigos, aquele que viria a ser o seu primeiro conjunto musical, The Moderns. Seguiram-se mais dois. "Foram quatro anos a cantar e a tocar em toda a Nova Inglaterra", lembra.


Interpretou durante 6 anos (1989-1995) o papel de Dave na série Murphy Brown [aparecendo, no entanto, apenas creditado num episódio].

Era aquele rapaz "loiro" sempre bem vestido, de fatiota a condizer, a quem Candice Bergen descarregava a sua fúria semana após semana.


Até à data, trabalhou como actor em cerca de 30 películas e séries televisivas.

Numa dessas séries, Tyler pôde até falar português. Foi em "The West Wing" ("Os Homens do Presidente"), com Martin Sheen e Rob Lowe à frente do elenco. O enredo girava à volta dos bastidores da Casa Branca, e a dada altura fazia falta alguém que falasse o idioma de Camões.

"Nunca até ali tinha tido a oportunidade de interpretar o papel de uma personagem que falasse a minha língua", diz o actor com orgulho.

 

Tyler fez o papel de cozinheiro, o senhor Gomes, e praticou a saudosa língua portuguesa graças à visita fictícia do presidente da Indonésia à poderosa Casa Branca.

Ora o que a Warner Brothers não sabia era que na Indonésia se fala tudo menos português. "E não foi possível convencê-los do contrário, pelo que interpretei o papel que me colocaram nas mãos", lembra com um sorriso divertido.

Fontes: DN / IMDb / captomente

Tyler fazia o papel de Gomez um ajudante de cozinha que falava Batak e Português, mas não falava inglês. Minardi, o intérprete do Departamento de Estado, teria que falar em Português para Gomez para que este traduzisse para Batak (que é um dos idiomas da Indonésia).

3 comentários:

Anónimo disse...

Os americanos são mesmo pouco cultos em relação aos países estrangeiros. Indonésia fala português. Era ao lado e chamava-se Timor, mas os gajos são muito inteligentes... LOL Mais uma curiosidade engraçada. Não conhecia este actor embora me lembre de ouvir falar na série.

Blogger disse...

http://tupolec.blogspot.pt/2012/02/tyler-bowe.html

Blogger disse...

https://www.dn.pt/arquivo/2008/interior/tyler-bowe-um-actor-acoriano-em-hollywood-999651.html